Conteúdo patrocinado por Microsoft

 

O grande passo tecnológico da atualidade, principalmente para as Pequenas e Médias Empresas, assenta na migração para serviços de cloud computing (alojamento na nuvem). Os custos diminuem, as empresas têm acesso a software, hardware e mão de obra qualificada que, de outra forma, dificilmente conseguiriam pagar.

Telmo Adrego, Administrador da ENC Energy, dá o seu testemunho sobre a adoção do pacote de ferramentas de Office 365, que, assegura, “visou a obtenção de ganhos de eficiência e produtividade, através da homogeneização das ferramentas administrativas e colaborativas utilizadas por todos os colaboradores do Grupo ENC Energy, independentemente da localização geográfica dos seus postos de trabalho, o que erradicou um conjunto de obstáculos à fluidez do fluxo de informação e comunicação, interno e externo, com que a Organização se debatia”.

Já para Joana Seixas Nunes, da Ordem dos Arquitetos, este serviço “permitiu incrementar os níveis de comunicação e colaboração da Ordem dos Arquitetos, e simultaneamente a fiabilidade e segurança da aplicação de email que é utilizada diariamente pelos nossos colaboradores, e que é determinante para a gestão dos projetos e para a comunicação com os Associados”.

A arquiteta destaca ainda o facto da passagem para a cloud ter sido “concretizada sem perdas de informação e sem descontinuidade do serviço de email, não comprometendo de forma alguma a comunicação dos projetos que já estavam em curso”, algo que a empresa valoriza bastante.

 

A nuvem que guarda os segredos do fundo do mar

E mesmo para quem pensa que tem um negócio fora do normal, o salto tecnológico pode trazer vantagens. Quando se fala de mercado global, a partilha de ficheiros e a colaboração através da cloud e a segurança, apresentam benefícios que há poucos anos estavam apenas acessíveis às grandes empresas.

“Estar na cloud significa deixarmos de ter preocupações com cópias de segurança, de estarmos dependentes do PC de cada um. Isto é particularmente importante para nós, que trabalhamos em fusos horário muito diferentes”, sublinha Miguel Moura, presidente da Arqueonautas WorldWide SA (AWW), uma empresa de arqueologia subaquática fundada em Portugal há 18 anos e sedeada no Estoril, cuja missão consiste em proteger e salvar a Herança Marítima Mundial.

As necessidades de comunicação permanentes entre as equipas da AWW espalhadas pelo globo, de partilha de documentos e de bases de dados, bem como a capacidade de resposta rápida a investidores e parceiros em qualquer geografia, ajudaram a optar pela solução Microsoft Office 365.

Os três relatos apresentados como testemunho provam ainda que uma mesma solução pode dar resposta eficaz às necessidades de empresas com características e áreas de atuação completamente distintas. A elasticidade que a cloud permite; de forma quase imediata as empresas podem aumentar ou reduzir o espaço de armazenamento sem ter de adquirir e instalar hardware com custos elevados; é outra das vantagens apontadas pelas empresas que já migraram para a nuvem.

No fundo, a base da tecnologia é transversal ao mundo empresarial e o aumento da produtividade, da colaboração e rapidez de processos, começam e acabam com uma comunicação eficaz.

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.