O Open Source Development Labs revelou ontem novos planos que pretendem aumentar a presença do Linux no mundo das comunicações móveis. O consórcio da indústria já tinha criado um grupo de trabalho específico para as telecomunicações mas lança agora a Mobile Linux Initiative, através da qual quer fomentar o desenvolvimento de plataformas e aplicações para os equipamentos móveis.
A utilização de sistemas Linux em telemóveis não é uma ideia nova e algumas empresas, entre as quais a Motorola e a Palm, têm usado o Linux como base das plataformas incluídas em alguns dos seus smartphones.
A OSDL quer agora replicar com a iniciativa Mobile Linux o sucesso alcançado no projecto Carrier Grade, que pretendia adaptar o Linux ao mundo das telecomunicações.
Entre os membros da OSDL envolvidos nesta nova iniciativa contam-se a Intel, a Motorola, a MontaVista Software e a PalmSource. O consórcio quer aproveitar as oportunidades do mercado crescente de telefones móveis, onde se espera que existam 2,8 mil milhões de equipamentos em utilização em 2009.
"O Linux garante aos fabricantes de telemóveis uma plataforma poderosa com uma interoperabilidade sem rival para desenvolver novas funcionalidades em terminais avançados", afirma Stuart Cohen, CEO da OSDL, em comunicado, sublinhando ainda as vantagens de integração com as plataformas desenvolvidas para os operadores de telecomunicações.
Notícias Relacionadas:
2005-08-10 - OSDL quer dinamizar donativos de patentes com criação de repositório central de informação
2002-01-31 - OSDL cria grupos de trabalho para integrar Linux nas telecoms e em data centers
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários