A Ouya está a preparar uma nova estratégia comercial para a sua consola baseada no sistema operativo Android. Na Europa a comercialização do dispositivo estava limitado ao Reino Unido e à Amazon - que faz distribuição internacional -, mas a partir do final do mês serão várias as lojas de retalho que vão receber a consola.

Espanha, França, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália, Noruega e Dinarmarca são os países onde a consola vai marcar presença nas lojas, de acordo com a publicação especializada Joystiq. Portugal não é referido, não sendo certo se a consola vai chegar a alguma das cadeias de retalho com presença no mercado nacional.

Atualmente a plataforma tem disponíveis 459 títulos jogáveis, todos em modelo gratuito, ainda que o não pagamento possa implicar uma limitação na jogabilidade - no número de níveis ou personagens disponíveis por exemplo.

O preço é um dos elementos mais atrativos da Ouya, sendo vendida a 99 euros com um comando incluído. A consola em si é de pequenas dimensões e no futuro pode ter que vir a dividir o protagonismo com a PlayStation Vita TV da Sony Entertainment.

A Ouya foi um dos maiores sucessos do Kickstarter até à data e na plataforma de financiamento colaborativo está a promover uma segunda campanha para o desenvolvimento de jogos "de peso" para a consola.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico