A Ouya é um dos grandes sucessos do Kickstarter, uma plataforma online de crowdfunding. É já daqui a três dias, dia 28 de março, que a consola começa a ser expedida para todos os financiadores do projeto. Mas continua a haver uma incógnita e que pode definir o sucesso ou insucesso da consola - a quantidade de jogos que tem disponível.

Se alguns títulos já foram confirmados durante o tempo em que o projeto esteve em desenvolvimento, continuam a chegar notícias que podem animar os investidores e todos aqueles que têm em mente adquirir no futuro a consola open source baseada em Android de 99 dólares.

Um dos moderadores do fórum de programadores da comunidade Ouya, Ed Krassenstein, confirmou numa publicação que o emulador SNES EMUya foi aprovado na loja de jogos da consola e vai estar disponível no lançamento. As opções de emulação SuperGNES e Mupen64Plus também estão confirmadas e prometem trazer nova vida aos títulos que fizeram história nas consolas da Nintendo.

[caption]Ouya[/caption]

A acontecer, e a ser confirmado pelos fundadores da consola, as notícias são animadoras para a Ouya que assim pode disponibilizar centenas de conteúdos, mesmo não sendo originais. Resta saber se os emuladores ficam-se pelo ecossistema Nintendo ou se podem vir a estender-se a outras plataformas, como Sega e Sony sobretudo, que também produziram alguns dos maiores clássicos do gaming.

Por outro lado, o caminho dos emuladores pode trazer problemas legais para a Ouya caso disponibilize as ROMs dos jogos diretamente na loja, ou para os utilizadores que arriscam-se a violar as leis dos direitos de autor quando descarregam estes ficheiros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico