Numa era digital, parece haver gente disposta a "trocar" as voltas à história e propor um retorno ao analógico. É este o caso da produtora Merv Griffin Entertainment que, alegadamente, se prepara para trazer de volta, em versão "de carne e osso", aquele que foi um dos jogos de arcada com mais sucesso: Pac-Man.

O videojogo, criado há três décadas, prepara-se agora para ganhar uma "nova vida". A expressão adquire aqui um significado especial, se pensarmos que estamos a falar de um concurso de televisão, em que há um elevado risco de ver concorrentes vestidos de glutão e de fantasmas - ou frutas - a correrem pelo cenário.

As hipóteses avançadas sobre o formato não passam ainda de especulações, mas têm animado a imprensa internacional, com os meios usarem referências como "reality game show" ou um concurso ao estilo do Jogo do Ganso - ou de uns Jogos Sem Fronteiras?

Confirmado está, para já, que a Namco Bandai, que detém os direitos sobre o Pac-Man, e a produtora de Merv Griffin estão a trabalhar num programa de televisão inspirado no jogo dos anos 80.

De acordo com o director da área de televisão da produtora, Roy Bank, é de esperar algo "grande, louco e com muita energia". "A ideia que temos é trazer o Pac-Man à vida", afirmou o responsável, citado por vários blogs especializados.

A confirmar-se, esta não será a primeira aparição do boneco no pequeno ecrã, que já serviu de tema a uma série de desenhos animados, nos anos 80.

Pac-Man é um dos mais famosos videojogos de que há memória e mesmo várias décadas volvidas sobre o seu lançamento continua a fazer as delícias de muitos. Exemplo recente do fenómeno é a iniciativa levada a cabo pela Google, que substituiu o seu logótipo por um doodle jogável em celebração do 30º aniversário do título. A "criação", que devia estar disponível apenas durante 48 horas, teve uma adesão de tal ordem que a gigante das pesquisas resolveu criar uma versão permanente do Google com este doodle interactivo.