A Microsoft anuncia hoje a disponibilização de um novo pacote de software dirigido a programadores de jogos independentes. O objectivo é que este conjunto de ferramentas facilite e incentive o desenvolvimento de novos jogos para a consola da marca, a Xbox, ou para PCs que corram o sistema operativo Windows.



O XNA Game Studio Express é uma das novidades da Gamefest, uma conferência dedicada ao desenvolvimento de videojogos realizada com o patrocínio da Microsoft entre hoje, segunda feira e amanhã.



A versão de testes do pacote de software estará disponível a partir de 30 de Agosto. A versão final do kit vai estar pronta mais para o final do ano e terá um custo anual de subscrição na ordem dos 99 dólares.



O fee é apenas aplicado aos programadores que pretendam dedicar-se ao desenvolvimento de jogos para a Xbox. Os programadores que pretendam concentrar esforços no desenvolvimento de jogos para PCs Windows têm acesso gratuito ao software.



Os jogos desenvolvidos no âmbito desta iniciativa motivarão o desenvolvimento de acordos de partilha de receitas entre a Microsoft e os seus criadores, que se mantêm proprietários dos títulos.



A empresa de Bill Gates confirmou entretanto que 10 universidades americanas já se comprometeram a incluir o novo kit de software nos seus programas do próximo Outono.



Criar atractivos para a comunidade de programadores tem sido uma das prioridades da Microsoft na área dos jogos. A empresa procura com isso multiplicar os títulos disponíveis para Xbox e combater um dos grandes trunfos da sua concorrente, a PlayStation, que pela liderança cativa maior interesse desta comunidade.

Com este pacote a Microsoft quer chegar a todos aqueles que interessados em desenvolver jogos não têm condições para aceder às ferramentas necessárias para o fazer. Desde os independentes até àqueles que fazem do desenvolvimento de jogos um passatempo.


Notícias Relacionadas:

2006-08-09 - Microsoft apresenta leitor de HD-DVD para Xbox como o mais barato do mercado

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.