Anunciado há meses, só no último sábado é que o Palm Pre chegou às lojas norte-americanos, onde é vendido através da rede da Sprint. O smartphone mereceu à Palm meses de trabalho de desenvolvimento para conseguir criar um equipamento adequado à nova onda touch screen, mas que também se revelasse uma opção vantajosa para utilizadores profissionais.

Com capacidade multitarefas, um teclado físico, a combinar com o touch screen, ecrã de 3,1 polegadas, 8 GB de memória interna e conectividade WiFi, GPS e UMTS ou EVDO o equipamento conta ainda com um sistema operativo alternativo (Palm WebOS) que já conquistou alguns adeptos, a avaliar pelos primeiros testes publicados nos meios especializados norte-americanos. Atributos que motivaram filas à porta das lojas no dia em que começou a ser vendido, fazendo a Sprint admitir que este foi o seu melhor lançamento de sempre.

Embora longe dos níveis de adrenalina que rodearam o lançamento do iPhone, ontem actualizado pela Apple com novos preços e modelos, o equipamento terá permitido à Sprint, só no fim-de-semana, vendas entre as 50 e 100 mil unidades, de acordo com analistas citados pelo The Wall Street Journal.

A Sprint é mais comedida e não avança números. Um dos seus responsáveis disse apenas à imprensa que "experimentámos o nosso melhor dia e fim-de-semana de vendas relativamente a qualquer telefone lançado na nossa história".

Espera-se que o Pre chegue à Europa antes de 2010, mas ainda não há data definida.