A Gamescom não é só videojogos, mas também a oportunidade de as fabricantes mostrarem produtos tecnológicos relacionados com o gaming, como é o caso deste SoundSlayer WIGSS da Panasonic. Parece um colete de salva-vidas, pois coloca-se ao pescoço, mas o seu objetivo é espalhar quatro colunas para uma experiência individual de som surround. E o nome tem tudo a ver: Wearable Immersive Gaming Speaker System (WIGSS) “para entregar som a jogadores sérios”, diz a empresa.

O objetivo é oferecer a melhor experiência possível de som, mas sem sacrificar o conforto. O seu design ergonómico foi desenhado para o colocar em cima dos ombros, em torno do pescoço, espalhando as suas quatro colunas pela sua superfície. Na ponta de um dos lados está o cabo que faz ligação ao PC ou equipamento que esteja a ser utilizado.

Veja na galeria imagens do wearable:

O SoundSlayer WIGSS baseia-se na coluna HTB01 da Panasonic, lançada em 2020, mas foi desenhada especificamente com os jogadores em mente. A fabricante contou mesmo com a Square Enix, a editora de Final Fantasy, aliás, a coluna foi construída em parceria com a equipa de som de Final Fantasy XIV.

A Panasonic diz que as colunas apresentam um som de alta fidelidade, dispondo de três modos: Role-playing, First Person Shooter e Voz. O primeiro modo salienta a intensidade e o sentido de realidade transmitido pelos mundos, destacando o som ambiental, procurando transportar o jogador para o campo virtual, pelo menos pelo som. O segundo modo deverá ser utilizado por quem joga FPS online, permitindo sentir os sons mais subtis, desde passos dos adversários, para uma maior vantagem no mapa. Por fim, o modo Voz destaca as vozes das personagens, que contribuem para uma maior imersão, como por exemplo em jogos de aventura com muitos diálogos.

Além do gaming, é possível utilizar o wearable para ver filmes, séries de televisão e música. E até tem modos dedicados, como o Música e Cinema. O sistema pode ser emparelhado com um microfone com cancelamento de ruído, para que possa também conversar com amigos sem ser incomodado com o barulho do equipamento.

A fabricante diz que o seu processador de sinal de alta performance é compatível com sistemas multicanal, tais como 5.1, procurando reproduzir som mais natural. O sistema projeta uma área acústica mais realística, refletindo as direções dos sons em relação aos jogos.

O Panasonic SoundSlayer WIGSS chega em Outubro, mas o preço não foi revelado.