Tal como o ano passado, a Gamescom realizou-se totalmente em formato digital devido à pandemia de COVID-19, adiando o formato físico para o próximo ano, como sempre em Colónia, na Alemanha. O Opening Night é a conferência de abertura do evento, conduzido por Geoff Keighley (Game Awards) onde são revelados e mostrados os melhores títulos do certame, e este ano não foi exceção.

A Microsoft, que no dia anterior tinha realizado o seu próprio evento, guardou para a conferência principal as novidades sobre Halo Infinite. Atenções voltadas para a sua data de lançamento a 8 de dezembro, ainda que tenha recebido críticas por ter adiado o suporte cooperativo e o editor de mapas multiplayer Forge para mais tarde. Assim, apenas a campanha narrativa a solo e o multijogador estarão disponíveis no lançamento. Recordando que o formato multiplayer será disponibilizado à parte em formato free to play. E para comemorar o lançamento do jogo, mas também os 20 anos da série, a Microsoft vai lançar uma nova Xbox Series X totalmente adornada com o tema de Halo. Também será lançado um novo comando Elite caracterizado com Halo (à semelhança do inspirado em Forza Horizon 5).

Veja na galeria algumas imagens da Xbox Series X Halo Infinite Edition:

A primeira grande revelação da noite foi Marvel’s Midnight Suns, um título RPG com combates por turnos, produzido pelo estúdio Firaxis, conhecido pela série XCom. O jogo será mesmo liderado por Jake Solomon, designer dos mais recentes títulos da série de aliens. Foram anunciadas 13 personagens no elenco de super-heróis disponíveis, entre os quais o Homem de Ferro, Motoqueiro Fantasma, Capitão América, Wolverine, Blade e o Doutor Estranho, para salientar alguns. O jogo chega em março de 2022 ao PC e consolas.

Depois do teasing, foi revelado oficialmente o regresso da série Saint’s Row, num novo título que servirá de reboot deste universo. O jogo pretende voltar às suas origens, com um novo gangue de personagens para controlar na nova cidade Santo Ileso. Pouco foi revelado na sua promessa de oferecer um mundo maior aberto à exploração, muita ação explosiva e perseguições. O humor típico da série parece manter-se. O jogo chega no dia 25 de fevereiro de 2022 ao PC e consolas.

Há dias, a Activision revelou oficialmente o próximo capítulo da série Call of Duty, intitulado Vanguards, num regresso à temática da segunda guerra mundial. Para a Gamescom levou mais um vídeo de gameplay, mostrando os soldados em ação em Stalingrad, protagonizado pela personagem Polina Petrova, que tem a voz da atriz Laura Bailey, conhecida por Abby de The Last of Us 2 ou Kate Diaz de Gears 5. Call of Duty: Vanguards será lançado no dia 5 de novembro no PC e consolas.

Também houve novidades sobre Riders Republic, o jogo de desportos radicais da Ubisoft, que disponibilizou uma beta aberta até ao próximo fim-de-semana, dia 28. O jogo pretende reunir dezenas ou centenas de jogadores nos seus cenários montanhosos, convidando a corridas seja de mountain bike, skis, fatos com asas, entre muitos outros meios. Riders Republic chega ao PC e consolas no dia 28 de outubro. Também LEGO Star Wars: The Skywalker Saga será lançado na Primavera de 2022 em PC e consolas.

Veja na galeria imagens dos jogos apresentados:

Em tom mais indie, Midnight Fight Express promete pancadaria e tiros em vários cenários, numa perspetiva isométrica. Este título, que já tinha sido mostrado na Gamescom do ano passado, foi produzido apenas por uma pessoa, mas recebeu bastantes elogios pelo seu trailer de qualidade. Não foi revelada a data de lançamento, mas chegará ao PC e consolas. Foi ainda mostrado mais um gameplay de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, o regresso das Tartarugas Ninja aos videojogos, num tom mais retro, a lembrar os beat n’ ups das salas arcade. O jogo chega ao PC e Switch em 2022.

Previsto para o final do ano, Jett: The Far Shore é o novo título da Superbrothers (Sword & Sworcery) e convida os jogadores para uma jornada espacial de ficção científica. Pretende ser um jogo de exploração de planetas, com um ambiente calmo. E para quem gosta de terror, a série Outlast está de regresso com Trials. Este terceiro título pretende ser mais ambicioso e em vez de assustar apenas um jogador, introduz suporte multijogador cooperativo até quatro amigos.

Totalmente inesperado, mas ao mesmo tempo surpreendente, DokeV é o novo jogo open world da Pearl Abyss, o estúdio responsável pelo MMO Black Desert. O trailer mostrou uma cidade enorme para explorar, onde se vê crianças a andar de bicicleta e skate por todo o lado. Há armas coloridas, batalhas caóticas, mas o objetivo principal será colecionar criaturas, à semelhança de Pokémon.

Para quem estava à espera de ver Horizon: Forbidden West, a Guerrilla apareceu por breves instantes para anunciar a data oficial de lançamento, no dia 18 de fevereiro de 2022, simultaneamente na PS4 e PS5. A partir do dia 2 de setembro já pode fazer a pré-reserva do jogo. Revelou ainda que disponibilizou gratuitamente a atualização do primeiro jogo, Horizon: Zero Dawn, para a PlayStation 5, suportando 60 FPS a 4K.

Por fim, houve ainda tempo para conhecer um novo tema para Fall Guys, o cruzamento com o Livro da Selva da Disney. Também foi mostrado a versão PlayStation 5 de Death Stranding: Director’s Cut, com a introdução de novos acessórios para ajudar a transportar as encomendas, assim como veículos, introduzindo ainda modos de corridas ao jogo. Chega à PS5 no dia 24 de setembro.

Uma das surpresas da noite foi a revelação de UFL, um jogo de futebol que pretende ser uma alternativa a PES e FIFA. Não foi mostrado nada sobre esta proposta, apenas que será free to play, ou como os criadores lhe chamam, “fair to play”. O jogo pretende oferecer 5.000 jogadores licenciados, mas vai deixar ao critério dos jogadores a criança dos seus clubes. UFL parece focar-se bastante na componente competitiva entre os jogadores online.

O evento fechou com mais uma amostragem de New World, o MMO em produção pelos estúdios da Amazon. Depois de uma beta muito bem-recebida, estabelecendo alguns números no Steam, o jogo será lançado no dia 28 de setembro, mas não sem antes ter uma beta aberta a todos entre os dias 9 a 12.

Estes foram os principais títulos da Gamescom, que promete durante os próximos dias ter mais para mostrar, sobretudo novidades dos estúdios indie.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.