A Panda Software comunicou que em 2006 foram já filtrados cerca de 6 milhões de exemplares de spyware pelo utilitário SpyXposer, a ferramenta anti-spyware gratuita da empresa. A crescente ameaça do spyware aos computadores pessoais e à privacidade dos internautas levou muitas empresas de software a desenvolverem ferramentas gratuitas de detecção e limpeza destas aplicações.

O IT Observer estima que o spyware está presente em 90% dos computadores e pode ter consequências desastrosas uma vez que os criadores de malware têm acesso a tudo aquilo que o utilizador faz no computador, seja a actividade do browser, os números de cartões de crédito utilizados em compras online e as visitas ao homebanking, entre outros.

O propósito do spyware pode ser a recolha de informação sobre as actividades dos utilizadores online, através da pesquisa de hábitos, mas muitos hackers recorrem a estas aplicações com objectivos financeiros, seja para usar contas de acesso a sites seguros ou para vender os dados.

No inicio deste ano foi criada uma aliança entre várias empresas de segurança informática que pretende clarificar os problemas levantados pelo spyware, contribuindo para uma maior difusão de informação.

Notícias Relacionadas:

2006-01-31 - Empresas de segurança anunciam novas formas de luta contra o spyware

2005-09-14 - SpyXposer da Panda Software propõe-se eliminar o spyware de forma gratuita

2005-01-07 - Microsoft avança com versão beta de aplicação contra spyware