As empresas apoiantes do HD-DVD continuam a conquistar associados que manifestam interesse em suportar o formato. Desta vez, foram as produtoras norte-americanas Paramount Pictures e DreamWorks Animation a anunciarem que vão passar a distribuir os filmes que produzem exclusivamente em HD-DVD, em detrimento do formato rival Blu-ray. O mesmo acontecerá com os conteúdos produzidos e distribuídos pela Paramount Vantage, Nickelodeon Movies e MTV Films.



De acordo com as produtoras, os primeiros títulos a saírem unicamente em HD-DVD serão ""Blades of Glory", "Transformers" e "Shrek III".



Em comunicado conjunto, as empresas explicam que esta decisão prende-se com "as evidentes vantagens do HD-DVD", principalmente no que diz respeito à "tecnologia" e "custos de fabrico menos elevados".



A Toshiba já manifestou o seu agrado face à decisão das produtoras. O vice-presidente da fabricante, Yoshihide Fujii, refere que "estas decisões demonstram que a Paramount e a Dreamworks Animation compreendem o valor presente e o potencial futuro do formato HD-DVD para o entretenimento doméstico".



Até aqui, a Paramount era um dos estúdios neutros, já que oferecia os títulos produzidos tanto em Blu-ray como em HD-DVD. Com esta decisão, junta-se agora à Universal, que optou pelo mesmo caminho. Por seu turno, o formato Blu-ray recebeu recentemente o apoio da rede de lojas Blockbuster e da distribuidora Target, que fazem parte do grupo de apoiantes do formato, onde se incluíam já nomes como a Walt Disney Pictures.



O HD-DVD é desenvolvido por um consórcio liderado pelas japonesas NEC e Toshiba, enquanto que o Blu-ray é da autoria da Sony, com o apoio da Matsushita e da Sharp.



Após várias tentativas de negociação para o desenvolvimento de um formato de alta definição único, ambas as partes decidiram seguir rumos distintos, produzindo formatos concorrentes.




Notícias Relacionadas:

2007-03-07 - Filmes Blu-ray superam vendas do formato HD-DVD em Janeiro

2006-01-06 - Apoiantes do HD DVD prometem mais de 200 títulos cinematográficos até ao final do ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.