A nova tecnologia Removable Rigid Disk (RRD) da Iomega já está a ser testada por oito dos seus parceiros de produção, segundo informação da própria fabricante de hardware de armazenamento que adiantou ainda que os primeiros servidores e computadores a incorporarem a unidade de disco deverão estar disponíveis no início de 2004.




Conhecida pelas suas drives Zip, a Iomega está a apostar no formato RRD, um módulo de disco amovível de grande capacidade que poderá vir a substituir as drives de fita magnética no back up de dados empresariais. Os responsáveis pela empresa afirmam que o formato emergente será capaz de sustentar uma capacidade de memória de 35 GB, ou 70 GB quando comprimida, por cartucho.




A Iomega defende que os benefícios da RRD incluem um melhor desempenho da drive de disco e a integração de dados a um baixo custo em comparação com as tecnologias de armazenamento existentes. A fabricante direcciona a sua tecnologia para as pequenas e médias empresas sustentando a ideia de que a RRD poderá oferecer um desempenho comparável aos sistemas high-end a um custo mais acessível. De acordo com a Iomega, o grande potencial das drives RRD pode estar na expansibilidade substancial da capacidade de armazenamento.