O Huawei 4Afrika é um telemóvel equipado com Windows Phone 8 que marca uma parceria entre a fabricante chinesa e a Microsoft para tentarem ganhar quota de mercado no continente africano. Angola está na lista de sete países que vai receber o smartphone de 150 dólares no final de fevereiro.

O preço reduzido é apenas uma das estratégias escolhidas pelas duas empresas para atraírem utilizadores. O 4Afrika tem instaladas de origem várias aplicações desenvolvidas por parceiros de países do continente africano, o que na perspetiva dos vendedores garante uma vantagem diferencial relativamente à concorrência dos outros fabricantes low-cost.

O 4Afrika é semelhante ao Huawei Ascend W1 que a empresa chinesa mostrou na CES. O ecrã é de quatro polegadas com uma resolução de 800x480 pixéis, o processador é Snapdragon de dois núcleos a 1,2Ghz, 512MB de memória RAM e 4GB de armazenamento interno que podem ser expandidos através da entrada para cartões microSD. O sensor fotográfico é de cinco megapixéis.



[caption]Huawei 4Afrika[/caption]

As especificações técnicas situam o público-alvo do telemóvel entre estudantes, pequenos empreendedores e utilizadores que procuram o primeiro smartphone.

O smartphone da Huawei está enquadrado numa iniciativa mais abrangente, com a designação de 4Afrika, onde a Microsoft está também a trabalhar com a Nokia para levar os Lumia de baixa gama até vários países africanos. Além de promover a marca e os produtos com Windows, a gigante norte-americana procura ajudar a desenvolver a região a nível económico e a nível competitivo.

Com a parceria estabelecida com a operadora de telecomunicações queniana Rift Valley, a Microsoft vai dar uso a frequências e a redes de energia solar para levar até localizações remotas o acesso à Internet, segundo uma análise da Informa Telecoms & Media.

O continente africano tem estado na mira de várias empresas tecnológicas por ser um dos mercados que tem registado uma maior taxa de crescimento no setor dos smartphones e ainda apresenta uma grande margem de evolução. A título de exemplo, a Intel apresentou em janeiro o smartphone Yolo, um exclusivo para África.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.