O parlamento italiano vai migrar os seus equipamentos informáticos para uma das alternativas Linux disponíveis no mercado ( SuSe Linux da Novell). A decisão de abandonar o sistema operativo da Microsoft vai afectar 3.500 computadores e é implementada juntamente com uma recomendação a toda a restante administração pública do país para que siga o exemplo.



A medida resulta de uma proposta do deputado da esquerda democrática, Franco Grillini, que aponta uma estimativa de poupanças na ordem dos 3 milhões de euros.



Vários governos têm avançado com experiências mais ou menos representativas de migração para sistemas abertos ao longo dos últimos anos, em busca de poupanças no valor anual pago em licenças de software proprietário.



Na Europa outro exemplo recentemente anunciado de migração para sistemas não proprietários foi o do município de Saragoça, que até final do próximo ano migrará todos os seus PCs para sistemas de código aberto.



Fora da Europa foi também recentemente anunciada uma nova política do governo japonês para as Tecnologias da Informação que obriga todos os ministérios do país a utilizarem normas abertas, como o OpenDocumentFormat, por exemplo.



Notícias Relacionadas:

2007-02-22 - Saragoça adopta SUSE Linux e OpenOffice até 2008
2003-11-25 - Governo Brasileiro quer reduzir custos através de software open source

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.