Hoje foi assinalada a entrega do 200º robot de desinfeção aos hospitais europeus, no Consorci Corporació Sanitària Parc Taulí hospital em Barcelona. Estes equipamentos, doados pela Comissão Europeia, têm sido uma arma eficaz para ajudar a higienizar os quartos dos pacientes com COVID-19 dos hospitais.

A ação da Comissão para atenuar os efeitos da pandemia vai continuar, e para além das 200 unidades entregues, já foram asseguradas a compra de mais 100, para um total de 300.

Nas palavras de Margrethe Vestager, vice-presidente executiva para o dossier "A Europe Fit for the Digital Age", ajudar os Estados-membros a superar os desafios da pandemia continua a ser a prioridade número um da Comissão Europeia e que estas doações são um exemplo do que foi alcançado. “Esta é a solidariedade europeia em ação e estou muito feliz de ver que a Comissão consegue ir um pouco mais longe na doação de mais 100 robots de desinfeção aos hospitais que necessitam.

Veja na galeria imagens do robot

Este último robot eleva para 25 o número de equipamentos a trabalhar de dia e noite em Espanha para ajudar a controlar o vírus. É referido que praticamente todos os Estados-membros têm pelo menos um destes robots de desinfeção, capazes de tratar de um quarto de pacientes em menos de 15 minutos, ajudando a aliviar os trabalhadores, mas ao mesmo tempo elevando a proteção contra possíveis infeções.

Robots feitos na Europa estão a ajudar a combater a COVID-19 em todo o mundo
Robots feitos na Europa estão a ajudar a combater a COVID-19 em todo o mundo
Ver artigo

O desenvolvimento dos UVD Robots começou em 2014, quando um grupo de hospitais dinamarqueses lançou um concurso para a compra de uma solução de desinfeção, à procura de uma forma eficaz de reduzir as taxas de vírus e bactérias que afetam os ambientes hospitalares. O resultado surgiu da colaboração frutífera entre bacteriologistas, virologistas e funcionários de hospitais e criadores de robots, designers, engenheiros, investidores e empresários da Blue Ocean Robotics.

A solução consiste num robot autónomo, equipado com um sistema de luz ultravioleta. Graça à luz UV, o robot pode desinfetar e combater doenças, vírus, bactérias e outros tipos de microrganismos orgânicos prejudiciais ao meio ambiente, quebrando a sua estrutura de ADN.