O The Telegraph revela esta quarta-feira que a De La Rue está a desenvolver e a testar uma tecnologia que permite levar o passaporte para dentro do smartphone, tal como já é possível fazer com os cartões de embarque.

A empresa admite que o processo é complexo e que para chegar a uma solução deste tipo é preciso garantir um conjunto de parâmetros de segurança que previna falsificações e apropriações indevidas. De qualquer forma, a De La Rue sublinha que por enquanto o projeto é apenas um protótipo, como tantos outros desenvolvidos e testados pela empresa, o que significa que pode ou não vir a transformar-se numa solução comercial.     

“Os passaportes sem papel são uma das muitas iniciativas que nos ocupam nesta altura, mas neste momento são só um conceito num estado muito inicial de desenvolvimento”, admitiu um porta-voz ao diário.

Um especialista de segurança da ProofPoint, contactado pelo The Telegraph, explica que integrar o passaporte no smartphone requer novo hardware no dispositivo para prevenir a cópia dessa informação. Também por razões de segurança, a comunicação entre o passaporte e o leitor dessa informação tem de ser feita através de uma ligação wireless segura. Um sistema baseado na leitura de código QR, como é usado para ler os bilhetes de avião neste caso não servirá porque pode ser copiado ou violado.