Segundo um estudo britânico publicado recentemente as palavras chave dos utilizadores de computadores são, na maior parte das vezes, demasiado óbvias. Talvez lhe pareça comum, mas geralmente as palavras eleitas são nomes de familiares, ou de animais de estimação, e 30 por cento referem-se a uma figura da Pop ou ídolo desportivo, noticiou a CNN.com.


Pode também pensar que os objectos que tem em cima da sua secretária não são importantes para mais ninguém a não ser para si, mas tenha atenção porque pode ser meio caminho para alguém descobrir qual a palavra-chave de entrada no seu computador o que lhe dará acesso ilimitado a elementos tão importantes como a sua caixa de correio, pastas e ficheiros e quem sabe até à sua conta de ebanking. Por isso, as instituições financeiras aconselham os seus clientes online a utilizar passwords que contenham letras e algarismos ao acaso e a modificá-las regularmente tornando-as mais difíceis de decifrar.


Outro factor importante é a necessidade de controlar a sua personalidade e, por conseguinte, a divulgação dos seus gostos. Se é fã de um clube de futebol, por exemplo do Sporting, não será muito difícil descobrir que a sua password poderá ser "Jardel".


Mas, a descoberta das passwords poderá tornar-se um pouco mais difícil do que parece já que elas também reflectem, segundo os psicanalistas, algo do nosso subconsciente. Segundo as afirmações de Helen Petrie da City University em Londres, à CNN.com, pode parecer que quando existe a necessidade de fornecer uma palavra-chave o utilizador diz a primeira palavra que se lembra, mas 10 por cento destas refletem algum tipo de fantasia contendo muitas vezes referências sexuais, outros 10 por cento são combinações secretas e estão entre as mais complicadas de desvendar.


E como mais vale prevenir, aqui fica o conselho dos peritos que recomendam que qualquer que seja a situação em que se encontra nunca baseie a sua password na sua data de nascimento, ou no seu nome.


Notícias Relacionadas:

2001-11-12 - Redes federais norte-americanas falham em testes de segurança informática

2001-08-30 - Visa adopta password para protecção em compras online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.