Quando se fala em realidade aumentada, o pensamento vai para as imagens projetadas, mas a Apple poderá estender o conceito ao som, segundo uma patente que o Patently Apple teve acesso. A patente refere-se a som virtual projetado e posicionado, que permite os utilizadores ouvirem as pessoas como se estivessem localizadas em determinados pontos de uma sala ou em locais exteriores, por exemplo. Esta é a segunda patente registada, sendo a primeira para headsets, esta nova aplicada às colunas do MacBook.

tek mac

Segundo é explicado, o sinal de áudio processado através de acústica virtual pode ser utilizada durante a projeção de um filme, evento desportivo, videojogos e outras experiências audiovisuais, que aumentam a sensação de estar presente no meio da ação. A tecnologia baseia-se num sistema semelhante de cancelamento de ruído, no qual um dos lados do sistema de speakers deixa de projetar som, para se ouvir apenas do outro.

Para o novo sistema são utilizados algoritmos e um processamento digital para criar sinais de áudio na direção intencionada, baseada na perceção humana de captar som. E para tal, o som é dividido não em dois (coluna esquerda e direita), mas em três, com o terceiro baseado na mistura dos dois.

tek mac

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.