Quase um ano após o lançamento comercial do Eee PC 701, o pequeno portátil da AsusTek chega finalmente a Portugal, já partir de dia 25 de Junho, na versão 4G, com 4GB de armazenamento SSD e 512MB de memória RAM expansíveis até 2GB. O PC de baixo custo conta ainda com câmara web incorporada e ecrã de 17,8 centímetros de diagonal, resolução de 800 por 600 pixéis e iluminação por LEDs.



O processador é um Intel Celeron-M ULV 353, a 630 MHz, contando ainda o portátil com um processador gráfico integrado Intel GMA 900, que graças à porta VGA incorporada poderá produzir uma resolução de até 1600 por 1280 pixéis num monitor externo, com suporte para aceleração gráfica 2D e 3D.



Apesar do seu tamanho e peso reduzidos (apenas 920 gramas), o Eee PC conta com diversas opções a nível de conectividade, incluindo 3 portas USB 2.0, uma porta Ethernet, Wi-Fi b/g, altifalantes e microfone integrados, leitor de cartões de memória SD e MMC integrado e saída de áudio de 3,5mm, para além da porta VGA já referida.



O Eee PC 701 vai estar disponível num único modelo, contando, todavia, com a opção de sistema operativo Windows XP ou Xandros, uma distribuição Linux de base Debian.



Os preços oscilam em função do sistema operativo pré-instalado, que tem um custo de 299 euros na opção Eee PC 701 com Xandros e 329 euros, na versão suportada pelo Windows XP.



O Eee PC 701, da fabricante taiwanesa AsusTek, foi um dos primeiros computadores ultra-portáteis de baixo custo a chegar ao mercado, em Outubro de 2007. Inspirado nos mesmos conceitos que produziram o portátil XO-1 da Fundação OLPC e o design de referência Classmate PC, da Intel, ao abrigo de iniciativas para a criação de computadores portáteis de baixo custo dirigidos aos mercados de educação em países emergentes, o Eee PC caracteriza-se pela portabilidade, leveza, facilidade de utilização, solidez e baixo preço.



Notícias Relacionadas:

2008-03-13 - Asus espera vender 5 milhões de PCs de baixo custo este ano