Desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o projeto PC2phish foi selecionado para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto, liderado pela professora Isabel Praça e pela investigadora Eva Maia, conta com um financiamento de 120 mil euros para desenvolver uma ferramenta baseada em Inteligência artificial concebida para detetar e ataques de phishing e malware.

Citada em comunicado, Isabel Praça realça que as ameaças do phishing e do malware são cada vez mais sofisticadas, motivo pelo qual é essencial disponibilizar ferramentas como o PC2phish, “especialmente em ambientes como a Administração Pública, onde a segurança da informação é crítica”.

A solução será complementada por uma componente de sensibilização e consciencialização. O projeto PC2phish conta também com a Câmara Municipal de Valongo para reforçar a ligação entre a academia e as entidades públicas na criação de soluções de segurança digital para Administração Pública local.

"Num mundo cada vez mais digital, é fundamental que estejamos preparados para enfrentar as ameaças cibernéticas de forma proativa", sublinha  José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, acrescentando que o projeto se apresenta como “um exemplo claro de como a união de esforços entre academia e instituições públicas pode gerar soluções inovadoras e eficazes para garantir segurança e confiança nos serviços públicos".

As equipas do ISEP e da Câmara de Valongo estão já a trabalhar em vários modelos de IA, baseados em Large Language Models (modelos de linguagem de grande escala, ou LLMs), que vão "alimentar" os diferentes módulos do sistema.

Com o financiamento do PRR, a equipa do projeto tenciona expandir as suas atividades de investigação, desenvolver novas metodologias e consolidar a sua atuação na área da cibersegurança no setor público, com a iniciativa a integrar-se numa estratégia mais ampla de transformação digital e capacitação tecnológica das instituições públicas.