A Trend Micro está avisar relativamente à possibilidade de ressurgimento do PCHAUNT, um vírus desenhado para atacar sistemas informáticos que corram sobre o sistema operativo Windows nos dias 31 de Outubro, ou seja, no Dia das Bruxas.
O procedimento deste vírus é levar os utilizadores das máquinas afectadas a acreditar que as mesmas estão assombradas, abrindo e fechando a drive do CD-ROM, iniciando um Solitário jogado por alguém invisível, fazendo surgir imagens pornográficas e sons estranhos no sistema e escrevendo e mostrando várias mensagens através do Notepad e do Wordpad como o seguinte texto: "Hello! I have entered your PC from another realm! I am a restless spirit, and I plan to have some fun...Y O U R C O M P U T ER IS H A U N T E D!!!".
A partida virulenta do PCHAUNT aparece como um ficheiro zip que, ao ser aberto, insere os seguintes ficheiros numa pasta temporária do Windows: HAUNTPC.EXE, EXCORCISM.EXE, VDSRUN30.DLL, HOWLNGW2.TXT, SCREAM.TXT, STORM_BR.TXT e WOLVES_B.TXT.
Este tipo de malware, conhecido joke programs, são executáveis comuns, normalmente constantes das listas de detecção das empresas de segurança porque se consideram muito incomodativos. Não conseguem auto-propagar.
De qualquer modo, a Trend Micro alerta para um especial cuidado neste Dia das Bruxas ao abrir mensagens de email que apresentem fontes não identificadas. Nestes casos, torna-se obrigatório analisar os ficheiros anexos num programa de anti-vírus antes de os abrir, aconselha a empresa de segurança.
Notícias Relacionadas:
2004-03-18 - Trend Micro apresenta nova tecnologia de segurança para redes domésticas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários