Espanha é o país escolhido pela Microsoft para acolher o seu primeiro centro mundial de inovação em tecnologias da saúde. Na imprensa do país vizinho é notícia a assinatura do acordo entre o responsável do governo regional de Valência e a Microsoft, na semana passada nos Estados Unidos. Por definir está ainda a localização concreta do centro, com várias cidades na lista de candidatas.

Segundo a Microsoft, citada na imprensa espanhola, o centro mundial de inovação para tecnologias na área da saúde "pretende desenvolver as bases para a medicina do século XXII".

A Microsoft garante querer fazer da estrutura - que ocupará uma área de 300 metros quadrados e empregará 10 pessoas, numa fase inicial - uma referência a nível mundial. Os responsáveis do Governo regional acrescentam que será uma oportunidade para as empresas da regiões atraírem novos investimentos.

A criação de pequenos centros de inovação em parceria com entidades governamentais é uma estratégia da Microsoft que usa as estruturas para desenvolver tecnologia, que será depois comercializada por outras empresas.

Entre centros em desenvolvimento e projectados estão a caminho 10 novos centros com estas características, em vários mercados, refere o El País.