A Royal Philips Electronics e a Sony Corporation preparam o desenvolvimento conjunto de uma tecnologia de comunicações de proximidade por rádio-frequência que designam como Near Field Communication (NFC).



Fazendo uso da sua experiência na área dos cartões inteligentes, as duas empresas irão desenvolver uma tecnologia sem fios que melhore o acesso a dados e a serviços através de variados equipamentos terminais.



A NFC funcionará na banda dos 13,56 MHz, permitindo a transferência de qualquer tipo de dados entre equipamentos compatíveis com a tecnologia, tais como telemóveis, máquinas fotográficas digitais e PDAs bem como computadores pessoais e portáteis, consolas de jogos ou periféricos, numa distância de até 20 centímetros e a velocidades suficientemente elevadas para transferir imagens de qualidade.



O objectivo é construir uma infra-estrutura aberta e universal para equipamentos compatíveis que incorporem funções de leitura de cartões inteligentes, proporcionando um método de comunicação fácil para determinados serviços como pagamentos, emissão de bilhetes e acesso a conteúdos online - por exemplo, jogos -, através de equipamentos terminais. De acordo com o explicado pela Philips, tal pode ser conseguido simplesmente colocando os terminais ou os cartões perto uns dos outros.



As duas empresas vão promover a tecnologia NFC como um standard aberto a fim de a integrar em todos os equipamentos dos consumidores, incluindo os de outros fabricantes nos sectores da electrónica de consumo, computadores, automóveis e outros. Fica igualmente a intenção de explorar novas aplicações em conjunto com outros fornecedores de conteúdos e de serviços de redes.



Notícias Relacionadas:

2002-07-05 - Director executivo da Philips nomeado para Vivendi Universal
2002-06-14 - Philips quer liderar mercado de electrónica de consumo na Europa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.