A Philips anunciou a sua intenção de comercializar um inovador produto que congrega num só aparelho um ecrã de televisão e um espelho. Este espelho/TV utiliza, para o efeito, uma nova tecnologia LCD que permite a transferência de cerca de 100 por cento da luz através da sua superfície.

Este é o primeiro produto criado pela Homelab da Philips a ser comercializado. Recorde-se que o Homelab é um projecto da empresa que consiste numa ambiente de casa real equipada com novas soluções tecnológicas de ponta, e cujos habitantes são observados através de câmaras ocultas e microfones de forma a que as suas aplicações testadas estejam em permanente avaliação.

http://imgs.sapo.pt/gfx/200857.gif

Num comunicado oficial a empresa considera que este espelho/TV permite um uso mais funcional do local onde for instalado, elevando ainda significativamente os seus padrões estéticos. Por estes motivos, o produto original foi desenhado para locais onde o espaço é uma preocupação central, como por exemplo hotéis e lojas.

Mas, as funcionalidades deste produto não se ficam pelas mais óbvias inerentes aos espelhos e aos ecrãs de televisão. Assim, o mesmo confere ao ecrã a possibilidade de este se transformar num interface que permita por exemplo o pagamento de serviços, nomeadamente de filmes no chamado serviço de "pay per view". Além disto, o espelho/TV pode funcionar como ecrã de computador com uma ligação do PC ao mesmo, possibilitando assim a consulta de documentos ou a navegação na Internet.

No que diz respeito ao uso em espaços residenciais, a Philips está de momento a desenvolver novas e mais avançadas soluções que permitam ao utilizador ligar-se sem fios ao aparelho e receber informações úteis, como o estado do trânsito, ou mesmo medir a sua pressão sanguínea.

Notícias Relacionadas:
2002-04-27 - Philips inaugura casa do futuro