A Polícia Judiciária apreendeu equipamentos de mineração de criptomoeda instalados e em plena laboração acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança. O homem identificado como suspeito é o técnico de manutenção do instituto público, sendo-lhe imputada a prática de crimes de acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança.

Segundo o comunicado da PJ, a atividade do suspeito consistia na mineração da criptomoeda, utilizando as redes energética e informática da instituição, para seu próprio benefício e sem o conhecimento da mesma.

Durante as buscas ao local, as autoridades deparam-se com todo o equipamento em pleno funcionamento: oito computadores de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.

Foram apreendidos os equipamentos, assim como três carteiras de criptomoeda registadas nos domínios BlockFi, Coinbase e Blockchain. A PJ estima que as carteiras somem 20 mil euros em ativos virtuais. Também o computador pessoal do suspeito foi apreendido.

O suspeito foi constituído arguido e interrogado pelas autoridades, recebendo como medida de coação o termo de identidade e residência.