A Polícia Judiciária, em colaboração com o FBI, deteve um cidadão russo que obteve cidadania portuguesa por suspeita de venda de dados de cartões de credito e software para hacking de sistemas informáticos e respetivo furto da base de dados. Sergey Gusev tem 43 anos e é residente em Gaia, avança o Jornal de Notícias.

É referido que o suspeito está em prisão preventiva por ordem do juiz Miguel Vieira, do Tribunal de Instrução do Porto. O suspeito terá vendido dados de cartões de crédito de 1.000 pessoas, sendo a maioria das vítimas portuguesas.

Segundo o FBI, o suspeito utilizava um fórum (Verified Forum) para suportar as suas atividades ilícitas, tanto acessível através de browsers comuns, como na darknet. A polícia de investigação norte-americana referiu que desde julho de 2019 todas as mensagens publicadas numa conta chamada “VBKREZ” reportavam a transações financeiras no Verified Forum, assim como transferências de criptomoedas. A investigação ao computador do suspeito ligava-o à palavra-passe que geria a conta.

As buscas realizadas pela PJ ao domicílio do suspeito encontraram-nos a trabalhar no computador, com o Verified Forum aberto, assim como um ficheiro com informação de milhares de transações ligadas a esse fórum. Sergey Gusev tinha ainda o equivalente a 40 mil euros em criptomoedas.