Depois de uma fase de testes beta limitados, a Sony lança hoje o novo firmware da PlayStation 5, naquela que é a segunda maior atualização do sistema da consola, onde a grande novidade é o desbloqueio da porta SSD M.2, que permite expandir o armazenamento de dados.

Além da possibilidade de aumentar o espaço livre da PlayStation 5 chegam também várias melhorias de interface à consola, que, segundo a Sony, dão aos gamers a possibilidade de verem, personalizarem e gerirem a sua experiência e o conteúdo dos jogos.

Clique nas imagens para mais detalhes

A Sony explica que os jogadores terão mais possibilidades de personalização do Centro de Controlo, além de poderem enviar ou ver mais facilmente as suas mensagens. Há também espaço para uma distinção mais clara entre as versões dos jogos para PS4 e PS5, através de novas etiquetas informativas, assim como abas que separam os jogos por geração de consolas.

Há também mudanças nos Troféus, que chegam com a promessa de dar aos jogadores novas formas de seguirem o seu progresso, assim como se manterem a par dos requisitos necessários para os conquistarem.

Veja as mudanças que chegam ao firmware da PS5

Através da atualização, os assinantes do PS Now poderão optar entre as resoluções 720p e 1080p, tendo em conta a sua ligação online. A atualização traz também suporte a áudio 3D para televisores compatíveis além de permitir gerir a acústica da sala através do comando DualSense.

Descubra os novos auscultadores Pulse 3D

A propósito de áudio, a Sony lançou também uma nova edição dos auscultadores de gaming Pulse 3D, que chega na cor Midnight Black. De acordo com a empresa, os auscultadores foram concebidos para tirarem total partido do sistema Tempest 3D AudioTech, com uma resposta melhorada a nível de frequências, de modo a ajudar os jogadores a mapearem com maior exatidão os sons que estão a ouvir durante os jogos.

A atualização ao firmware da PS5 dispõe de uma nova funcionalidade de controlo do equalizador para os auscultadores Pulse 3D. Aqui, os gamers poderão escolher um de três presets: Standard, Bass Boost, ou Shooter. Será também possível criar os próprios presets e guardar até mais três configurações de equalização.

Já no que toca à expansão do o espaço livre da PS5, a Sony avisa que os SSD utilizados devem preencher uma série de requisitos mínimos, que os jogadores poderão consultar num guia online preparado pela empresa, além de outras informações úteis acerca do processo de instalação.

Mas não é tudo: há também novidades que vão chegar às apps mobile da PlayStation. Com a nova atualização, passa a ser possível usar a app PS Remote Play com ligação a dados móveis. Já a partir de 23 de setembro chega uma atualização para a PS App que permite que os jogadores vejam as transmissões feitas pelos seus amigos.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação relativa ao lançamento da nova versão dos auscultadores Pulse 3D.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.