Antes do lançamento final do novo firmware da PlayStation 5, os utilizadores já podem aceder ao mesmo através do programa de testes. E a principal novidade é o prometido desbloqueio da porta SSD M.2, que permite expandir o armazenamento de dados da consola. A Sony elaborou um guia com tudo o que precisa saber para fazer a atualização do SSD, mas alertando que apenas o deve fazer se tiver a beta do novo firmware instalada.

Mas se para muitos a possibilidade de aumentar o espaço livre da consola é o mais desejado da nova atualização, existem outras melhorias de interface que serão certamente muito bem-vindas. A distinção mais clara entre as versões dos jogos para PS4 e PS5 estará disponível na atualização. Ou seja, muitas vezes os jogos cross-gen eram adicionados à conta do jogador depois da sua aquisição, levando ao engano na hora da instalação. Muitos jogadores começavam a jogar a versão PS4 por engano, pela falta de informação disponível. Isso será corrigido com novas etiquetas informativas, assim como abas que separam os jogos por geração de consolas.

Os Troféus também serão atualizados, dando aos jogadores novas formas de seguir o seu progresso e os requisitos para os conquistar. A interface do Centro de Controlo foi melhorada e personalizada para que também seja mais fácil trocar mensagens e gerir os grupos de amigos.

A atualização vai ainda permitir aos subscritores do serviço PS Now de optarem entre as resoluções 720p e 1080p mediante a sua ligação online, para desfrutarem de cloud gaming com a maior qualidade possível. Também vai permitir áudio 3D para televisores compatíveis e gerir a acústica da sala através do comando DualSense.

Para já, a beta com as novidades está apenas disponível no Japão, Reino Unido, Alemanha e França, não se sabendo se os testes serão alargados antes do seu lançamento final, que também não tem data de disponibilidade.

De recordar que, segundo a Sony, desde o seu lançamento até ao dia 18 de julho deste ano, foram vendidas mais de 10 milhões de unidades de PlayStation 5 um pouco por todo o mundo. A empresa disse que a PS5 é agora a consola que mais rapidamente vendeu ao longo da sua história. Ainda em abril deste ano, altura que revelou os resultados financeiros relativos ao seu ano fiscal de 2020, a Sony deu a conhecer que tinha vendido 7,8 milhões de consolas desde o seu lançamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.