Os números, auditados pela consultora Gfk, apontam para um crescimento na quota de mercado da marca a nível local na ordem dos 5%. A PlayStation assume a liderança tanto no segmento das consolas de secretária, como no domínio das consolas portáteis.



Na primeira área a marca japonesa controla 71% do mercado e na segunda 72%. As duas consolas portáteis da Sony, segundo os mesmos números, terão sido as mais vendidas: a PlayStation Vita garantiu 43% das vendas de consolas portáteis na quadra e a PSP 32%.



O lançamento de novos jogos para a plataforma terão ajudado a consolidar a presença da Sony neste mercado, onde as vendas de jogos para as consolas da marca representaram 79% do mercado. Entre os jogos destacados pela marca, como principais lançamentos de 2013, contam-se Godo f War ou Gran Turismo 6.



A Sony revelou ainda em que entre o dia 29 de novembro e 31 de dezembro vendeu em Portugal 21 mil unidades da nova PlayStation 4. A nível global a marca já tinha revelado que em 2013 vendeu 4 milhões de unidades da nova consola.



Números divulgados recentemente apontavam para uma queda de 35% na venda de consolas no mercado português em 2013, para um total de 102.998 unidades. Os dados, da Gfk, somavam valores entre janeiro e novembro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico