A Sony realizou ontem o PlayStation Showcase, dando início à temporada de anúncios de novidades que vão chegar à PS5 e headset de realidade virtual nos próximos meses e em 2024. Foram vários os títulos mostrados e revelados, produções dos seus estúdios internos, mas também editoras que vão lançar em multiplataformas. Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment, tinha prometido uma hora de grandes anúncios, mas deixou para o fim algumas novidades de hardware.

Os rumores já circulavam há algum tempo de que a Sony estava a preparar uma nova consola portátil. Nada relacionado com a terceira geração da PSP, mas sim uma nova classe de portáteis, totalmente dedicada ao streaming de jogos. A confirmação foi feita por Jim Ryan da Project Q, uma consola que servirá de companheira da PlayStation 5, que funcionará com o sistema de Remote Play, a partir da mesma rede Wi-fi.

Veja na galeria imagens da PlayStation Project Q:

Na prática, terá de ter o jogo instalado na PlayStation 5 e ativar o modo de partilha em streaming Remote Play, sendo o sinal transmitido para a novo periférico, que no fundo é um DualSense com um ecrã no meio. Esta portátil, que não tem data ou preço definido, pretende complementar a experiência da PlayStation 5, algo que já é possível fazer através de um tablet, computador portátil ou smartphone.

Os jogadores podem correr qualquer título da PS5 em modo portátil, sendo todo o processamento feito na consola doméstica, transmitindo o sinal por Wi-fi à portátil. O equipamento tem um ecrã LCD de 8 polegadas, com uma resolução de 1080p a 60 FPS. Tem um alinhamento de botões que encontra num DualSense, incluindo o seu sistema de gatilhos adaptativos e feedback háptico.

Não foi confirmado se a consola poderá também servir para efeitos de cloud gaming, uma vez que a Sony também oferece esse serviço na PlayStation Plus. Esse não parece ser o objetivo imediato, mas poderá abrir portas à possibilidade no futuro.

Além da consola portátil, a Sony revelou ainda um novo conjunto de auriculares que chegará às lojas no final do ano, prometendo uma baixa latência e qualidade de áudio, emparelhado por Bluetooth. A Sony diz que os auriculares podem ser utilizados na PS5 e PC.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.