
A pedido do FBI, a Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Cascais, um cidadão estrangeiro, suspeito de liderar uma organização criminosa que se dedicava à manipulação generalizada nos mercados de criptomoedas.
No âmbito de uma cooperação internacional, a PJ localizou e deteve um dos CEO de uma empresa de serviços financeiros de criptomoeda, tendo sido, em simultâneo, realizadas outras duas detenções: uma nos EUA e outra no Reino Unido.
Na operação policial dirigida pelo FBI, foram apreendidos mais de 25 milhões de dólares em cripto moedas e, ainda, vários bots de negociação, responsáveis por milhões de dólares em transações de branqueamento de capitais.
O modus operandi utilizado passava pela criação de empresas com declarações falsas sobre criptomoedas (tokens), e pela execução de negociações falsas para criar a aparência de que seriam bons investimentos.
Esta tática enganosa atraiu novos investidores e compradores, o que resultou no aumento dos preços de negociação dos tokens.
Os suspeitos são, também, acusados de ter vendido tokens a preços artificialmente inflacionados, uma fraude comumente conhecida como "pump and dump".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários