Poderia ser mais um caso policial banal, não tivesse sido utilizado um robot no processo de negociação entre a polícia e um cidadão que se barricou numa loja de conveniência. Depois de seis horas de tensão entre a polícia de Novato, na Califórnia, e um sujeito de 40 anos, este tentou atear a loja, depois de ter espalhado uma lata de combustível, devido a um conflito com o vendedor.

O suspeito fugiu depois para a sua carrinha, onde teria sido avistado uma espingarda ou caçadeira num saco. O caso tornou-se insólito quando a polícia decidiu entregar um telemóvel ao suspeito através de um robot, para não colocar nenhum agente em perigo, avança a ABC7 News, que tem um vídeo sobre o acontecimento.

Uma das exigências do suspeito era fumar um cigarro, que lhe foi negado inicialmente devido ao perigo de fogo na loja. No entanto, o robot voltou a dar o “jeito” e entregou ao homem um cigarro eletrónico. Este viria a ser depois preso, sem ninguém se magoar, mas também não foi encontrado qualquer arma na carrinha. Seria acusado de tentativa de vandalismo e fogo posto.

Os robots são cada vez mais utilizados pelas forças policiais, sobretudo em situações mais extremas, como as intervenções das brigadas anti-minas.