Samy Kamkar criou uma ferramenta que permite invadir qualquer computador em apenas alguns segundos. E pior: a ferramenta custa 20 dólares, cerca de 16 euros, o que a torna relativamente acessível. Aos malfeitores basta depois encontrar um dispositivo onde possam ligar o periférico USB e esperar alguns segundos para terem um backdoor criado na máquina.



O que o periférico USB modificado faz é assumir as funções de teclado e de rato para poder executar sozinho alguns passos de configuração. Depois de completado com sucesso, o pirata informático pode ir para casa e começar a explorar o computador da vítima.



O método está a ser apresentado a funcionar em computadores Mac da Apple, mas para funcionar é necessário que o dispositivo da vítima esteja desbloqueado – isto é, que não esteja no ecrã onde é pedida a palavra de segurança. No entanto Samy Kramkar considera que o método também é válido para computadores Linux e Windows.



O especialista em segurança David Sopas faz mesmo uma associação que quase todos reconhecem: “Faz-me lembrar os filmes de Hollywood, onde o hacker insere uma pen USB e sem qualquer esforço tem acesso aos serviços secretos...”.



David Sopas considera ainda que apesar da forma simples e acessível com que o controlo dos computadores pode ser conseguido, o exploit é facilmente bloqueável e que comparado com outros ataques do género – como o BadUSB – o grau de gravidade da ameaça não é tão grande.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico