Recentemente a Sony lançou um novo modelo da PlayStation 5 que deixou os internautas intrigados. A nova versão, lançada no Japão e na Austrália, pesa menos 300 gramas do que a original, levando muitos a questionarem-se qual seria o motivo para a aparente perda de peso da consola.

Agora, uma nova desmontagem revela o que se esconde no interior do novo modelo mais leve da PlayStation 5. De acordo com o YouTuber Austin Evans, que conseguiu comprar uma nova versão da consola, vinda diretamente do Japão, a perda de peso da consola relaciona-se com a utilização de um novo dissipador de calor com dimensões mais reduzidas.

Clique na galeria para mais detalhes

Além a redução do tamanho do dissipador de calor, a Sony terá também decidido incluir uma nova ventoinha de arrefecimento da consola que, em comparação com aquela que se encontrava no modelo anterior, conta com lâminas maiores.

Porém, no vídeo, o youtuber argumenta que a mudança poderá não ser assim tão benéfica quanto esperado. Durante testes de desempenho entre a nova versão e a original, Austin Evans nota que o modelo mais recente acaba por ficar mais quente, com a sua temperatura a ser entre 3 a 5 graus Celcius mais elevada.

Em resposta às questões de vários internautas, o youtuber explica na secção de comentários do vídeo que a questão da temperatura ser mais elevada na nova versão da PS5 poderá significar que o dissipador está a fazer um melhor trabalho. No entanto, “a Sony removeu uma porção considerável do dissipador neste novo modelo”, afirma, acrescentando que a nova configuração do componente não é tão eficiente no que toca à dissipação de calor.

PlayStation 5 bate um novo recorde: Já foram vendidas mais de 10 milhões de consolas desde o lançamento
PlayStation 5 bate um novo recorde: Já foram vendidas mais de 10 milhões de consolas desde o lançamento
Ver artigo

Fora do lançamento do novo modelo, a Sony revelou que, desde o lançamento da PS5 até ao dia 18 de julho deste ano, foram vendidas mais de 10 milhões de unidades da consola um pouco por todo o mundo. Segundo a empresa, a PS5 é agora a consola que mais rapidamente vendeu ao longo da sua história.

Apesar do novo marco alcançado, Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, afirma que, a empresa ainda tem “muito trabalho pela frente”, uma vez que “a procura pela PS5 continua a superar a oferta”. “Embora continuemos a enfrentar desafios únicos em todo o mundo, que afetam não só a nossa indústria como outras, aumentar os nossos níveis de stock continua a ser uma prioridade”, sublinhou o responsável.