
O Scratch, plataforma de programação informática destinada a crianças criada pelo MIT e adaptada para português pelo Sapo, ganhou um portal destinado a promover a utilização da aplicação em ambiente escolar, o EduScratch.
O projecto, levado a cabo pela equipa de recursos e tecnologias educativas da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal, foi oficialmente apresentado esta tarde, na DGIDC.
O Scratch é uma linguagem gráfica de programação, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, jogos e músicas e a partilha dos conteúdos através da Internet. O facto de a interacção com a aplicação ser fácil e intuitiva permite às crianças pôr em prática a sua criatividade enquanto aprendem conceitos matemáticos e trabalham o raciocínio lógico.
A plataforma, destinada a crianças a partir dos 6 anos, foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), tendo sido adaptada à língua portuguesa e à visualização no Magalhães por equipas da Portugal Telecom, do Sapo e o apoio de técnicos do Media Lab do MIT.
Portugal foi o primeiro país a ter uma aplicação local do Sratch, distribuída gratuitamente através do Portal Sapo, que pode ser utilizada em todos os países de língua oficial portuguesa.
Apesar de poder ser utilizada por um público muito jovem, apresenta potencialidades que lhe permitem servir de suporte a uma grande diversidade de projectos, sem limite de idades ou níveis de ensino.
O Scratch "transforma sobretudo os alunos, mas também os professores, em consumidores de informação. Têm uma iniciação à programação e à produção de conteúdos", afirmou o coordenador da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação, em entrevista ao Sapo a propósito do lançamento do novo portal.
Este "é um passo em frente na utilização dos computadores dado que é uma utilização activa. O aluno torna-se produtor de novos conteúdos". "Uma das grandes vantagens deste software é que pode ser utilizado em várias disciplinas e promove o trabalho colaborativo entre alunos e professores", defendeu José Vítor Pedroso.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários