A partir do próximo dia 23 de setembro Portugal incia a sua participação na 24ª edição das International Olympiad in Informatics (IOI), que este ano decorre na cidade italiana de Sirmione até 30 de setembro.


A formação portuguesa é composta por quatro estudantes do ensino secundário, nomeadamente Afonso Santos (Escola Técnica e Liceal de S. António do Estoril), Francisco Machado (Escola Secundária Infanta D. Maria), Pedro Paredes e João Ramos (Escola Secundária de Avelar Brotero) e (Escola Secundária de Avelar Brotero), a que se juntam um professor da Universidade do Porto, Pedro Ribeiro, e o estudante Rodrigo Gomes, que participou nas duas últimas edições das IOI.


Os quatro concorrentes portugueses garantiram a presença nas IOI no passado dia 18 de maio, ao ficar nos primeiros lugares das Olimpíadas Nacionais de Informática - ONI'2012.


Com o objetivo de "estimular o interesse dos jovens pela informática e pelas Tecnologias da Informação", a edição deste ano conta a participação de mais de 80 países, fazendo parte do leque de seis olimpíadas internacionais ligadas à ciência que todos os anos se realizam - e que contemplam ainda as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Astronomia.


A participação portuguesa é organizada pela APDSI
- Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, contando com os patrocínios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico