(Atualizada) Os modelos fabricados pela Acer, HP e Samsung passam a ser também comercializados na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Irlanda e Holanda.

Portugal continua fora da lista oficial de mercados abastecidos pela Google com produtos para o consumidor final, embora a Holos comercialize os dispositivos no mercado nacional para o segmento empresarial desde o último trimestre do ano passado, cobrindo também o segmento da educação num acordo mais recente.

Nos novos mercados agora anunciados, os dispositivos ficam disponíveis para os consumidores ainda durante o dia de hoje, 19 de março, e os mesmos países vão também receber as versões empresariais e escolares dos computadores portáteis.

A estratégia de distribuição da Google vai também conhecer um reforço nos EUA, principal mercado dos Chromebook, ficando os computadores disponíveis em mais de mil lojas da cadeia de retalho Best Buy. Este número representa um aumento em 100% no número de lojas que atualmente vendiem os Chromebook e o alargamento deve ficar concluído durante as próximas semanas.

Além das três fabricantes referidas, a Google tem ainda parceria com a Lenovo e tem também um computador de marca própria, o Chromebook Pixel, que para já só vão continuar à venda nos EUA e no Reino Unido.

Em comunicado de imprensa a Google gaba-se do sucesso comercial que os Chromebook têm na loja virtual da Amazon, onde foi líder de vendas da secção de portáteis por 149 dias seguidos, e na cadeia de retalho britânica Dixons onde os portáteis da aliança Google representam 10% de todos os portáteis comercializados.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com informação relativa à disponibilidade em Portugal para o mercado empresarial e educação, mas não para o consumidor final.