Decorreu este fim-de-semana pela primeira vez em Londres, as finais do Pokémon World Championship 2022, o maior evento competitivo do universo Pokémon. Este ano, as finais contaram com o jogo Pokémon Sword e Shield como o título principal que deu o título de campeão, mas também foram encontrados os melhores nos jogos Pokémon TCG, Pokémon GO, Pokémon UNITE e Pokkén Tournament DX.

E o grande vencedor do Pokémon World Championship 2022 foi o português Eduardo Cunha, que bateu o espanhol Guillermo Castilla Diaz na grande final de Pokémon Sword e Shield, competição que pode ver no canal oficial de Pokémon no YouTube. O português adiantou-se no marcador, mas o espanhol empatou a partida, até fixar o resultado em 2-1.

Veja na galeria imagens da vitória do jogador português:

Em declarações após a derradeira partida, Eduardo Cunha não escondeu a sua felicidade, referindo não saber como a descrever. Salientou a sua capacidade de baralhar o seu plano de jogo de forma imediata para a sua vitória final e que aprendeu a confiar nas suas próprias habilidades. O jogador foi mesmo elogiado por conseguir manter um planeamento vários passos à frente do adversário e a capacidade de reagir de imediato às jogadas contrárias.

Eduardo Cunha é um jogador com experiência em competições de Pokémon, tendo alcançado o Top 4 no Worlds 2016 e em 2019 entre os 16 melhores. Em 2019 foi campeão do Pokémon Oceania International Championships e finalista em 2020.

O português deixou uma nota de agradecimento do apoio da sua mãe, sobretudo a torná-lo “numa pessoa melhor” depois de alguns incidentes no passado relacionados com comportamentos tóxicos nas redes sociais contra outros jogadores de Pokémon. Deixou ainda o conselho a outros jogadores a manterem um foco nos amigos que conhecem, por serem mais importantes que as vitórias.

O Pokémon World Championship reúne os melhores jogadores de Pokémon espalhados pelo mundo, num evento anual que decorre em agosto. Os jogadores disputaram um prize pool de 500 mil dólares, o título de campeão e convites para o evento do próximo ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.