O Instituto Superior de Engenharia do Porto está a desenvolver, em parceria com a Microsoft, um software que visa tornar os motores de busca "mais rápidos, mais diretos, mais eficientes e mais inteligentes".

A equipa de investigadores nacionais está envolvida num projeto da gigante de Redmond que visa permitir o acesso, nas pesquisas online, a informação mais concreta e direcionada àquilo que os internautas procuram, avança a instituição nacional em comunicado.

"O objetivo é que os motores de busca sejam capazes de relacionar os parâmetros pedidos pelos cibernautas e forneçam respostas concretas, relacionando a informação como um raciocínio lógico", explicam os investigadores do ISEP.

O software atualmente usado encontra-se orientado apenas para a apresentação de informação, com o processamento e as conclusões a serem deixados a cargo do utilizador. A tecnologia que está a ser desenvolvida pela equipa deverá ser capaz de "processar os dados pedidos pelo cibernauta e pesquisar os conceitos na Web, não de forma isolada, mas relacionando-os entre si", descrevem os responsáveis, ilustrando com um exemplo.

"À pergunta 'quais os apartamentos T2 existentes, com menos de 10 anos, para arrendar, a menos de 500 metros da Trindade, Pólo Universitário ou Salgueiros, por valor inferior a 500 euros?', o mais certo é surgirem inúmeros sites com referências dispersas a cada um dos parâmetros, mas nenhum que os relacione entre si, sendo por isso devolvidos todos os resultados que contenham as expressões apartamentos T2, Pólo universitário, ou Salgueiros".

O objetivo é que, com a nova tecnologia, a pesquisa apenas devolva a informação acerca dos apartamentos que reúnam todas as condições especificadas, concluem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.