
No ano passado foram vendidos no mercado português mais de 900 mil portáteis. O número representa uma quebra de 10% face ao ano anterior, que aumenta para 38% tendo em conta os portáteis vendidos no ano em análise, no âmbito dos programas educativos. Nesses 12 meses e-escolas e e-escolinhas, já no fim da linha, terão ainda ajudado a colocar no mercado qualquer coisa como 150 mil portáteis.
Os dados foram apresentados esta tarde pela Toshiba, que apresentou os dados da 6ª edição do Observatório preparado pelo centro de estudos da empresa em Portugal. De acordo com a análise, o 2º semestre do ano revelou-se o mais dinâmico e aquele que registou maior volume de vendas, graças ao esforço dos fabricantes em colocarem no mercado produtos mais baratos. No consumo isso acabou por resultar num crescimento de 2%, no segmento empresarial as vendas mantiveram a tendência de queda, nos 8%.
O preço médio dos portáteis vendidos no país rondou no ano passado os 525 euros, um valor que deverá continuar a descer em 2012, embora a um ritmo mais baixo, tendo em conta que o mercado abrandou e os fabricantes terão menos capacidade para sacrificar margens e ceder à pressão de reduzir preços.
Para 2012 a Toshiba acredita que serão elementos dinamizadores de vendas no mercado de portáteis os ultrabooks e o Windows 8, com lançamento previsto para o final do ano. 2012 Também será o ano em que os tablets assumirão expressão.
As previsões do Observatório indicam que este segmento representará 22% das vendas, cerca de 200 mil unidades. Em 2011 terão sido vendidas entre 100 a 120 mil unidades de tablets no mercado português, com os consumidores portugueses a revelarem mais interesse noutros nichos, como os netbooks, que representaram mais de 20% das vendas.
Este ano as vendas de portáteis - excluindo o efeito tablet - deverão fixar-se nas 700 mil unidades, numa queda de 6 a 9%, que aumenta para 24% tendo em conta o efeito e-escola e e-escolinha (na comparação com os resultados do ano anterior).
Para o mercado de televisores também foram apurados números que apontam para um ligeiro crescimento em 2011, fortemente impulsionado pela migração para a TDT. Entre 2010 e 2011 as vendas terão aumentado de 800 para 810 mil unidades. Este efeito deverá continuar a registar-se em 2012.
Portugal foi o país da Europa onde a Toshiba mais vendeu o tablet AT100
Em Portugal a Toshiba fechou o ano de 2011 com vendas de 155 mil portáteis, revelou Jorge Borges diretor de marketing da empresa, ressalvando que os números dizem respeito ao ano de calendário e não ao ano fiscal da empresa, que ainda não terminou.
Os dados apurados pela fabricante também indicam que a Toshiba terá alcançado o primeiro lugar de vendas no mercado português de portáteis em 2011 e terá ficado no top4 dos fabricantes de TVs.
Em 2012 a empresa quer assegurar uma quota superior a 20% nos portáteis, afirmar-se um player de referência nos tablets e consolidar presença no mercado das televisões com 5% de quota de mercado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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