O inquérito foi realizado pela Microsoft e visou 7.500 consumidores europeus. Em Portugal os números revelaram que a tecnologia está no topo das preferências para este Natal, com 97% dos inquiridos a identificarem produtos nesta área nos seus presentes preferidos para este Natal.



Nesse universo, os tablets são o produto mais apetecível, logo seguido pelos smartphones e pelos ultrarápidos (equipamentos de elevado desempenho), que foram apontados por 19% e 17% dos inquiridos respetivamente. No entanto, quem pretende comprar um tablet revela muitas dúvidas em relação à tarefa.



A grande variedade de dispositivos existente no mercado é o principal fator de confusão e leva 55% dos consumidores com intenção de comprar um tablet a considerar a compra uma das mais stressantes da quadra.



Os inquiridos admitiram que não entendem as diferenças entre as opções disponíveis e que não têm tempo para fazer uma pesquisa adequada sobre o assunto. Nessa tarefa os canais online assumem lugar de destaque, sendo aí que 37% dos consumidores pesquisam informação.



Já 23% dos inquiridos admitem valorizar a opinião dos técnicos das lojas na altura de escolher o produto, um número inferior ao dos que seguem os conselhos de amigos e conhecidos e que absorvem a informação do passa-palavra.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico