Um relatório do Gartner Group defende que para cumprir os objectivos ecológicos a que se propuseram a grande maioria das empresas terá de prestar mais atenção ao consumo energético dos PCs. Frequentemente citados como centrais de enorme consumo energético, os data centers podem afinal representar apenas um terço do consumo energético e das emissões de carbono, na comparação com os custos associados ao funcionamento de um parque de PCs.

A consultora elenca um conjunto de medidas simples, mas que considera urgentes e essenciais de incorporar por qualquer administrador de sistema como políticas Green para cumprir.

Os cálculos da consultora indicam que o simples facto de desligar o PC durante a noite e ao fim-de-semana pode ajudar a poupar entre 25 e 75 dólares por equipamento. É aliás apontado um exemplo prático de uma empresa que instituiu com rigor a política e conseguiu poupanças de 3 milhões de dólares anuais, a Dell.

O relatório também aborda alguns mitos, como a crença de que há um impacto negativo para a longevidade do equipamento quantas mais variações de temperatura associadas ao ligar e desligar este sofrer.

Outro aspecto abordado tem a ver com a utilização de sreensavers para poupar energia. O relatório sublinha que no caso do screensaver escolhido ter gráficos muito elaborados o efeito é precisamente o contrário do desejado.

Outra recomendação tem a ver com a utilização de software para a gestão dos consumos, que liga e desliga o PC em períodos definidos ou quando não está a ser usado, detalha o VNunet.