Termina no próximo dia 12 de Abril o prazo concedido pela Microsoft às empresas para fazerem o download do Service Pack 2 para Windows XP. Depois desta data a empresa vai aplicar o mesmo sistema usado para particulares, descarregando de forma automática a mega actualização de segurança.



Recorde-se que à data de lançamento do Service Pack2 a Microsoft permitiu aos seus clientes empresariais que bloqueassem a actualização automática do update. Para tal distribuiu uma aplicação que permitia continuar a beneficiar do sistema de actualização automática para falhas de segurança, sem que o Service Pack 2 fosse descarregado, dando assim mais algum tempo aos administradores de sistema para realizar os testes de software necessários.



O aviso às empresas começou já a ser feito, garante a C|Net lembrando que o mecanismo que bloqueia o Service Pack 2 só podia ser usado por um prazo máximo de 240 dias, a partir do dia 16 de Agosto.



O prazo de utilização da ferramenta chegou a ser estendido passando de uma validade inicial de 120 dias para 240 dias, com o objectivo de dar às empresas um período considerado razoável para assegurar uma actualização sem sobressaltos para as redes empresariais.



A liberdade de movimentos nesta matéria mantém-se apenas para as empresas que optaram por reconfigurar as suas redes por forma a deixarem de se ligar directamente aos servidores da Microsoft e aceder às actualizações de segurança, passando a centralizar nos servidores da própria empresa esta funcionalidade.



Segundo a Microsoft, o Service Pack2 chega já a 180 milhões de clientes. Os clientes empresariais beneficiaram desta prorrogação de prazo já que o mega patch levantou vários problemas de compatibilidade na sua instalação em redes empresariais, entrando em conflito com outras aplicações já instaladas. A ferramenta disponibilizada pela Microsoft não só bloqueava o update automático, como ajudava a resolver este tipo de questões.



Notícias Relacionadas:

2004-09-03 - Limpeza de spyware facilita instalação do Service Pack 2

2004-08-20 - Microsoft disponibiliza kit de desactivação do update automático do SP2 para Windows XP

2004-08-18 - Service Pack 2 para Windows XP Home Edition disponível hoje