A febre dos computadores de baixo custo veio para ficar e, em pouco mais de um dia, dois novos modelos foram anunciados. Um dos equipamentos low-cost anunciados é uma máquina desenvolvida pelo Instituto de Ciência de Bangalore que, supostamente, será vendida por 100 dólares.



O fabrico do equipamento surge no âmbito de uma iniciativa do governo indiano dedicada à população estudantil. O objectivo do projecto é aumentar o nível de literacia digital no país e dar novo impulso a ferramentas como o e-learning.



Para isso, o governo está também a estudar uma forma capaz para distribuir acessos de banda larga à Internet a preços competitivos, ou seja, uma espécie de Plano Tecnológico da Educação adequado à realidade indiana.



É de salientar que neste país taxa de penetração da Internet é bastante baixa. O número de assinantes de banda larga é de apenas 4,38 milhões de clientes para uma população de 1,13 mil milhões de habitantes.



A Índia foi um dos países que não se associou à iniciativa One Laptop per Child depois de o governo acreditar que "dar um computador a cada criança seria pedagogicamente suspeito" e poderia acabar por ter um efeito prejudicial ao desenvolvimento criativo e analítico das crianças. Mesmo assim, desde o ano passado que um perito está a testar junto de crianças indianas os benefícios do XO.



O segundo equipamento, o NPX-9000, é fabricado em Taiwan por uma empresa local e custa 130 dólares. Inclui um processador de 400MHz, memória flash de 1GB, 128MB de SDRAM e um ecrã de sete polegadas, à semelhança do Eee PC. O computador integra ainda como opção extra um stick USB para ligações Wi-Fi.



Parte do preço do NPX-9000 é conseguida através da utilização de um sistema operativo não proprietário no equipamento, neste caso, Linux. O custo da mão-de-obra é outra vantagem que se reflecte no preço final do PC.


Nota de Redacção: A notícia foi corrigida depois de o governo indiano informar que o comunicado disponibilizado à imprensa incluía uma gralha no preço do computador de baixo custo que irá distribuir. Ao invés de 10 dólares, como escreviam, o equipamento custará 100 dólares.



Notícias Relacionadas:

2008-06-30 - Low-cost PC potencia crescimento do mercado no 1º trimestre