
Nos primeiros seis meses do ano o valor das vendas de produtos de informática teve uma quebra de 16% em Portugal, quase o dobro da descida de 9% registada na média dos países europeus, mostra um estudo da consultora GfK. A análise revela ainda que, tal como acontece na Europa, o segmento de hardware continua a dominar e que as vendas de portáteis são as que mantêm taxas de crescimento mais elevadas.
Já com os preços médios de vendas de computadores portáteis os valores em Portugal estão abaixo dos registados na Alemanha, onde a média é de 686 euros, e em França, com uma média de 632 euros. Por terras lusas, e segundo a GfK, a média de preços de venda dos portáteis foi de 610 euros, mesmo assim acima da Espanha, com 606 euros, Itália com 529 euros e Reino Unido com 456 euros.
Um diferente mix de vendas dentro dos sub-segmentos de portáteis (que inclui notebooks, netbooks e tablets) pode justificar estas diferenças, mais do que apenas os preços praticados pelos fabricantes. Mesmo assim, e comparativamente aos valores do primeiro semestre de 2008, os preços médios dos notebooks continuam a descer, com uma quebra de mais de 100 euros face a Julho de 2008, enquanto nos netbooks a quebra é de 7 euros.
De acordo com este estudo, os notebooks têm um peso de 87% nas vendas, enquanto os netbooks já pesam 11% e os Tablet apenas 2%, valores próximos da média europeia.
A análise de produtos informáticos abrange também o mercado de impressão, que em Portugal registou quebras menos acentuadas do que na Europa, perdendo 13% face aos 20% europeus.
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