A Microsoft solicitou o encerramento imediato do serviço AutoPatcher, um projecto que de há quatro anos a esta parte servia de alternativa ao Windows Update. O pedido da empresa foi endereçado ao criador do serviço, Antonis Kaladis, que alega ter sido notificado por email.



De acordo com a Cnet, na mensagem enviada a Kaladis, a Microsoft referia que "desencorajava" a distribuição de software suplementar, como hot fixes, patches de segurança e service packs, pela mão de outras entidades, uma prática que vai contra as políticas de copyright implementadas pela empresa.



Entre as declarações da Microsoft podia ler-se ainda que a opção da companhia visa "a segurança dos utilizadores" uma garantia que só é dada "quando os conteúdos são descarregados de um site Microsoft" e que por isso "já tinha sido solicitado que a AutoPatcher deixasse de redistribuir a propriedade intelectual" da empresa.



A aplicação, que ia na versão 5.6, era utilizada por muitos internautas graças à variedade de recursos de que dispunha, entre as quais a capacidade de gerir os updates não só da Microsoft como de software third-party.



Para os utilizadores que possuíam ligações de banda larga de menor capacidade bastava-lhes o download do pacote e instalar as correcções a todos os erros detectados no sistema operativo do utilizador. Por ser cumulativa, a aplicação incluía todas as actualizações disponibilizadas publicamente pela Microsoft desde o último Service Pack até ao mês da versão do AutoPatcher.



A Microsoft recusou-se a prestar mais comentários acerca da situação referindo apenas que tomou a decisão de encerramento do serviço agora porque "não tinha conhecimento da existência do site", apesar de já estar activo há quatro anos.




Notícias Relacionadas:

2007-08-29 - Primeira grande actualização ao Windows Vista distribuída no início de 2008

2007-08-09 - Updates do Vista oficialmente disponíveis para download

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.