O projeto do IST foi desenvolvido desde 1999 e visa disponibilizar previsões meteorológicas de alta resolução, tendo sido dinamizado pelo professor Delgado Domingos que entretanto faleceu.

Estavam também nomeados para os prémios Abertura a Universidade de Évora e a Universidade do Porto, com projetos de adoção de normas abertas e implementação de uma cloud privada, respetivamente.

Álvaro Pinto, presidente da ESOP – associação de empresas de Open Source, afirmou que a escolha das universidades não foi um acaso. “Este ano designámos universidades pela importância que têm no desenvolvimento de open source mas também pelo papel catalisador que têm nos projetos de inovação e desenvolvimento”, referiu.

Os prémios foram criados pela associação para distinguir projetos e entidades que se destacam na promoção da utilização de software open source ou na implementação de projetos nesta área.

O modelo aberto e colaborativo faz todo o sentido nestas instituições do ensino superior e ajuda a criar massa crítica para o desenvolvimento de iniciativas de produção de novas soluções, mas também para o fortalecimento do número de recursos humanos à disposição da indústria.

“Portugal precisa de melhores produtos de software e uma indústria forte”, lembra o presidente da ESOP.

O investigador Jorge Palma recebeu o prémio em nome do departamento, dedicando-o ao professor Delgado Domingos que desde muito cedo incentivou a utilização de tecnologias open source no IST.

Os prémios Abertura foram entregues no final da conferência Linux 2014, como tem acontecido desde que a associação de empresas de open source criou este galardão. Em anos anteriores foram premiadas entidades como os Serviços Partilhados do Ministério a Saúde, a Companhia de Seguros Tranquilidade ou a AMA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico