A Priberam

Em comunicado a Priberam refere que "a informação das bibliotecas jurídicas e dos parceiros comerciais complementam-se, não só em termos do conteúdo das fichas bibliográficas, mas também na actualidade do catálogo, uma vez que as edições mais recentes podem ainda não ter sido adquiridas ou catalogadas pelas bibliotecas".




Desta forma a nova base de dados estará disponível para consulta nas redes das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica - onde alunos e professores já podiam aceder gratuitamente ao LegiX.pt. Assim, os utilizadores que consultarem a base de dados terão acesso aos títulos disponíveis não só nas bibliotecas destas instituições como também a outras.



No ano em que se comemoram os 15 anos do LegiX, Carlos Amaral, administrador da Priberam, revela em comunicado que a BibLex é o "resultado de um trabalho de organização de um catálogo colectivo de títulos jurídicos a partir da informação de um conjunto de parceiros".



O mesmo responsável afirma que "a nova base de dados e os protocolos" que têm sido desenvolvidos "para acesso a informação jurisprudencial, vêm elevar a tão falada gestão do conhecimento a um novo nível nos clientes do sistema LegiX".



Paralelamente a Priberam apresenta também um novo módulo do LegiX que possibilita a gestão simples do catálogo de uma biblioteca, adicionando-lhe "a vantagem de a pesquisa nesse catálogo e nos catálogos das outras bibliotecas passar a estar integrada com o LegiX".



Desta forma, através de uma pesquisa no LegiX os utilizadores poderão "obter legislação, jurisprudência e doutrina sobre determinado assunto", sendo a informação complementada com as referências bibliográficas disponíveis nas bibliotecas- interna e externa à instituição- que estabeleçam protocolos de parceria com a Priberam.



A empresa avança ainda que estão a ser efectuados contactos com outras bibliotecas jurídicas no nosso país por forma a alargar o catálogo de referências do BibLex. A participação de outros parceiros comerciais "está também em aberto", de acordo com o comunicado da Priberam.

Notícias Relacionadas:

2004-09-01- FLiP Brasil conhece versão Windows

2003-07-14- Priberam oferece acesso online a corrector ortográfico para português do Brasil