A primeira beta pública do Windows Live Messenger da Microsoft já está disponível. A aplicação que actualiza o serviço de mensagens instantâneas MSN com um conjunto de novas funções vai permitir a realização de chamadas internacionais do PC para um telefone.



O novo serviço permite ainda criar uma lista de contactos unificada que bebe informação de outras aplicações e com uma webcam é possível usar as capacidades de vídeo, que também já estavam disponíveis no MSN. A grande diferença do novo Live Messenger face à última versão do MSN disponível é aliás a possibilidade de estabelecer chamadas do PC para um telefone fixo.



No MSN a interacção com o telefone limitava-se à possibilidade de enviar mensagens instantâneas para um telemóvel. Além disso o serviço conta com um novo interface e facilita a partilha de ficheiros entre utilizadores, com a utilização de pastas de partilha que servem para vários tipos de ficheiros.



Para já o serviço está disponível (com a componente de chamadas para telefone activa) nos Estados Unidos e num conjunto de países europeus onde se incluem Áustria, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Itália, Holanda, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha. As chamadas PC-telefone são asseguradas pelo serviço Verizon Web Calling. Nos Estados Unidos dois fabricantes (a Uniden e a Philips) vão mesmo vender equipamentos compatíveis com o novo serviço.



O Windows Live Messenger está integrado na nova linha de produtos e serviços de software online que integra um conjunto de aplicações, na sua maioria disponíveis de forma gratuita, como o Live Mail ou o Windows Live Search. O novo Live Messenger está disponível para download no site criado pela Microsoft para os produtos da família Windows Live.



Notícias Relacionadas:

2006-03-14 - Windows Live com solução para controlo de conteúdos Internet no próximo Verão