A Microsoft já está a disponibilizar a primeira versão pública do Windows 8.1 para download. Para todos os utilizadores com dispositivos equipados com o Windows 8 a atualização já pode ser feita ou vai ficar elegível nas próximas horas. A tecnológica norte-americana está a trabalhar para que a preview da nova versão do sistema operativo possa ser descarregada também por utilizadores do Windows 7 nas próximas semanas.

A primeira versão pública vai ter suporte a português do Brasil, uma opção mais propícia para todos os utilizadores portugueses que não tenham conhecimentos em línguas estrangeiras como o inglês e o francês.

A versão ISO ainda não está disponível e os utilizaores vão ter que instalar uma atualização a partir do site da Microsft. O PC, e esta versão é destinada sobretudo para computadores, vai depois reiniciar e encaminhar o utilizador diretamente para a Windows Store onde poderão concluir a instalação do Windows 8.1.

Apesar das novidades e novas funcionalidades introduzidas na mais recente versão do sistema operativo, é num dos elementos do passado que foi descartado que está a grande novidade do Windows: o botão de Iniciar está de volta, tal como o TeK já tinha escrito. O menu de iniciar continua sem marcar presença, mas é um sinal claro de que a Microsoft teve em conta parte das críticas dos utilizadores.

Além do botão Start, o ecrã de início está mais personalizável e funcional, o mural de aplicações também pode ser reorganizado e customizado com mais flexibilidade, e até o multitasking do sistema operativo foi revisto para que seja o utilizador a dizer as medidas que quer em cada uma das duas aplicações que tem abertas.

Uma outra novidade está no suporte que o Windows agora vai passar a ter a ecrãs de alta resolução, uma funcionalidade que não existia até agora e que permite aproveitar melhor a qualidade que alguns dispositivos apresentam.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico